| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Charadriiformes |
| Subordem: | Charadrii |
| Família: | Charadriidae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | V. cayanus |
A mexeriqueira é conhecida também como batuíra-de-esporão.
Seu nome científico significa: do (latim) Vanellus = diminutivo de vannus= abibe (nome popular dado a uma ave passeriforme que habita Portugal); e cayanus = referente a Caiena. = Pequena abibe de Caiena ou pequena abibe caienense ou do Sul de Caiena.
Mede cerca de 23 cm de comprimento. Apresenta uma larga faixa negra na face, separando a coroa branca do pescoço também branco. No alto da coroa ainda há uma faixa estreita cinza. A faixa negra da face se junta ao colar negro que cobre todo o peito. A barriga é branca. Asas cinzas, com primárias negras. Pés vermelhos. O olho possui um anel perioftálmico vermelho.
Não possui subespécies.
Permanece quieta próxima à água, às vezes executando pequenas corridas até parar e enterrar seu bico na areia ou na lama, em busca de pequenas presas.
Põe 2 ou 3 ovos amarelo-esverdeados manchados de marrom escuro, diretamente na areia, com a qual os cobre.
É incomum, habitando as praias arenosas de grandes rios, a orla marítima e as margens lodosas de lagos. Aparentemente prefere locais com areia. Vive solitária ou em pequenos grupos.
Da Amazônia até o Paraná, e também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai e Argentina.